Sugestão de plano de aula: Higiene pessoal PDF Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 25
PiorMelhor 
Educação Infantil - Jogos e planos de aula educação infantil
Escrito por Milena Queiroz Gonçalves Santos   
Qui, 29 de Janeiro de 2009 12:37
Sugestão de plano de aula: Higiene pessoal
Objetivos
  • Compreender que alguns fatores que asseguram a saúde da população dependem da sociedade como um todo.
  • Identificar algumas atitudes de higiene pessoal que contribuem para uma vida saudável.
  • Reconhecer a importância da vacinação para o controle de diversas doenças.
Formulação dos problemas
Fazer um debate com os alunos sobre alguns fatores que contribuem para:
Varicoceles usually appear on the left side of the scrotum, but can involve both sides, in which Lamisilate vente libre case there is an increased possibility that they may contribute to hormone imbalances that cause erectile dysfunction. Erection is achieved as a result of a continuous sequence of events that are triggered by the nervous signals from the mans nervous system. Alprostadil in combination with the permeation enhancer DDAIP has been approved in Canada under the brand name Vitaros as Lamisilate vente libre a topical cream first line treatment for erectile dysfunction.
a) o bem-estar físico:
Você bebe água filtrada? Escova os dentes ao levantar-se, antes de deitar-se e também após as refeições? Toma banho diariamente? Lava as mãos antes e depois das refeições? Faz exercícios físicos?
b) o bem-estar mental: Você dorme cerca de oito horas por dia? Mantém-se sempre bem informado, lendo bons livros, revistas e jornais? Aproveita bem as horas de lazer?
c) o bem-estar social: Mantém um bom relacionamento com as pessoas com as quais convive? Sabe respeitar os outros? Exige os seus direitos e cumpre seus deveres?
Material a ser utilizado
  • Livro: Sujo,eu?!, de David Roberts, Companhia Editora Nacional.
  • Pedir aos alunos que tragam uma cópia de sua carteira de vacinação.
  • Cartolinas, canetas, papel, cola e tesoura para os cartazes.
  • Pesquisa em bibliotecas, Internet, revistas e livros.
Temas transversais
Ética: diálogo, respeito mútuo, solidariedade. Uso e valorização do diálogo como instrumento para esclarecer os conteúdos.
Saúde: participação ativa na conservação de ambiente limpo e saudável em casa, na escola e nos lugares públicos. O desenvolvimento de hábitos saudáveis de higiene. Medidas de práticas de higiene corporal. Reconhecimento das doenças associadas à falta de higiene no trato dos alimentos.
Meio ambiente: conhecer os ciclos da natureza, animais, plantas e recursos naturais. Conservação do meio ambiente.
Pluralidade cultural: diferentes formas de transmissão de conhecimento: práticas educativas e educadores nas diferentes culturas. Relações de amizade, valorizando a liberdade de escolha de vínculos socioafetivos como elemento de liberdade de consciência e de associação. Cidadania: direitos e deveres individuais e coletivos.
Orientação sexual: o respeito ao próprio corpo e ao corpo do outro.

Execução

Sensibilização:
Fazer um levantamento das doenças causadas pela falta de higiene e de saneamento básico.

1ª aula
  • Relacionar as doenças levantadas pela classe. Formar grupos com a classe e pedir para que elaborem e confeccionem um Jogo da Memória. Cada doença deverá ter seu nome numa cartela e, na outra, suas causas e forma de contágio.
  • Utilize o jogo para fixar as informações sobre as doenças. Peça para que registrem as descobertas no caderno. Afixar as descobertas num quadro na sala.
2ª aula
  • Fazer a leitura do Livro: Sujo,eu?!, de David Roberts, da Companhia Editora Nacional.
  • Peça para os alunos trazerem uma cópia de sua carteira de vacinação.
  • Fazer um levantamento das doenças contraídas pelos alunos e comparar com as informações contidas em sua carteira.
  • Dramatizar com os alunos os hábitos de Bebeto.


SUGESTÃO DE PLANO DE AULA: HIGIENE PESSOAL
3ª aula
  • Outro levantamento pode ser feito sobre as condições de higiene da comunidade e os riscos de contaminação. Fazer uma pesquisa em livros, enciclopédias, na Internet etc... Trazer figuras ou fotos sobre o assunto.
  • Registrar as descobertas na forma de histórias em quadrinhos, integrando a atividade à área de Língua Portuguesa, Artes e Informática.
4ª aula
Fazer, se possível, uma entrevista com uma pessoa da área de saúde, respondendo às perguntas dos alunos. Pesquisar sobre o que perguntar e depois elaborar um jornal com a entrevista.

Integração:

Artes: confecção do jogo da memória, cartazes, dramatização e jornal.
História: descobertas sobre a evolução da cura das doenças através dos tempos.
Matemática: trabalhar com gráficos e tabelas, comparando o desenvolvimento geral na saúde da comunidade.
Português: leitura e produção de textos sobre as descobertas. Elaboração do jornal e da história em quadrinhos.
Geografia: estudo das doenças em diferentes regiões do país.
Educação física: jogos e conscientização da higiene na disciplina.
Música: dramatização e elaboração de músicas sobre o tema trabalhado.


Exposição:
  • Apresentação dos temas pesquisados pelos alunos.
  • Exposição do Jogo da Memória.
  • Preparar um mural e discutir os resultados.
  • Pode-se aproveitar o trabalho para programar uma “Exposição sobre Saúde”.
  • Conclusões sobre as pesquisas, curiosidades e dinâmicas de grupo.


    Conclusões e aplicações
  • Participação em todas as atividades, nas exposições, nos trabalhos e nas pesquisas.
  • Interpretar os cartazes e formalizar as conclusões.
  • Avaliação do conteúdo nas diversas áreas.
  • Aplicar na vida diária os ensinamentos sobre a importância da higiene pessoal, do saneamento básico na comunidade e as conseqüências da poluição do ar e da água para a saúde do homem.